Kaizen[EB1] é um termo em japonês que significa “transformação para melhor” ou melhoria contínua, como é conhecido em português. É uma filosofia frequentemente aplicada a negócios, e particularmente às Operações. Trata-se de uma ferramenta de gestão da qualidade que constitui em minimizar desperdícios com constância, pouco a pouco impactando processos, produtividade, controles, etc.
De modo geral, é esperado que todos os colaboradores se envolvam com essa filosofia, propondo e implementando mudanças, mesmo que pequenas, acerca de suas atividades ou na interface de suas ações com as de responsabilidade de outros. Cada um sendo um pouco responsável pelo sucesso da companhia – pequenas mudanças que impactam imensamente o futuro da Organização.
Kaizen envolve cinco princípios fundamentais: conhecer seu cliente, deixe fluir, vá ao gemba (ou ao lugar real), capacitar as pessoas e ser transparente. Estes cinco princípios conduzem a três resultados principais: eliminação de desperdícios (também referida como eficiência econômica), boa gestão e padronização.
🎯 Conheça seu cliente:
✅ Conhecer para quem você vende um produto ou serviço é como se cria valor.
✅ É fundamental que as empresas identifiquem os interesses dos seus clientes para melhorar a sua experiência.
🎯 Deixe fluir:
✅ Isto se aplica à meta de atingir o desperdício zero. Pode ser uma meta impossível, mas isso é kaizen para você: se você conseguisse atingir esse objetivo, a melhoria seria interrompida.
✅ Portanto, todos na organização estão trabalhando para eliminar qualquer desperdício de sua área de negócio, ao mesmo tempo em que estão no processo de criação de valor.
🎯 Vá para Gemba:
✅ A tradução literal de Gemba é “o lugar real”. Neste contexto, trata-se de liderança e de saber o que está acontecendo em todos os níveis da organização.
✅ Você pode pensar nisso como seguir a ação, pois o valor é criado onde algo realmente está acontecendo. É onde você quer estar.
🎯 Capacite Pessoas:
✅ Este é direcionado às equipes e a organizá-las de forma que apoie os princípios do kaizen.
✅Portanto, a liderança deve estabelecer metas para suas equipes que não sejam contraditórias. Eles devem oferecer um sistema e ferramentas para ajudar as equipes a atingirem esses objetivos.
🎯 Seja transparente:
✅ Os dados são o fator determinante mais forte. É a métrica que mede o sucesso.
✅ Portanto, o desempenho e as melhorias devem ser acompanhados com dados reais
Filosofia Kaizen tem tomado várias formas, mais ou menos conhecidas dentre os profissionais de Operações e no mundo corporativo. Trago aqui brevemente algumas menções:
· 5S: A metodologia 5S visa criar um ambiente de trabalho organizado e eficiente, eliminando o desperdício e otimizando a produtividade. Originária do Japão, consiste em cinco práticas: Seiri (organização), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).
· Diagrama de Ishikawa: Também conhecido como diagrama espinha de peixe, é uma ferramenta visual que ajuda a identificar, explorar e exibir visualmente as várias causas possíveis de um problema específico, facilitando a análise e solução de problemas.
· PDCA: O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é um método iterativo de quatro etapas usados para controlar e promover a melhoria contínua dos processos. Envolve o planejamento de uma mudança, a execução do plano, a verificação dos resultados e a ação para implementar melhorias permanentes.
· Just in Time: Just in Time (JIT) é uma estratégia de gestão de inventário que coordena a chegada de materiais com os horários de produção, reduzindo custos de estoque e aumentando a eficiência. Requer previsão precisa da demanda e fornecedores confiáveis.
· SixSigma: Six Sigma é um conjunto de técnicas e ferramentas para a melhoria de processos, visando reduzir defeitos e variabilidade nos processos de manufatura e negócios. Utiliza métodos estatísticos e de gestão de qualidade para identificar e eliminar as causas de defeitos.
Estive na WEG em Jaraguá do sul e em Blumenau, visitando o parque fabril dos produtos para automação e transformadores a óleo, respectivamente, e foi gratificante ver uma empresa Catarinense com alcance internacional implementando grande parte dessas ferramentas preconizados pelo conceito Kaizen.
Em menor escala, porém tão gratificante quanto, ótimo ver Kaizen também percolando a Cultura Organizacional da CP8 Empreendimentos Educação e Empreendimentos, em minha cidade natal, Balneário Camboriú. Gestão da Qualidade é um dos temas que eu adoro aprender e implementar nas Organizações em que participo. É possível nutrir uma cultura organizacional Disruptiva e Kaizen ao mesmo tempo? Deixe sua opinião e exemplos interagindo com esse artigo.